O que é joanete?
Processo conhecido como Halux Valgus, é uma deformidade que acomete o primeiro dedo do pé, primeiro raio, caracterizado por desvio lateral do dedo maior, provocando importantes alterações sobre a função estática e dinâmica do pé, assim como sua estética

O que provoca o joanete?
Várias são suas causas, de ordem interna, como a forma do pé, características ósseas e ligamentares, inflamações e enfermidades neurológicas, etc e as causas externas, como traumas e calçados inadequados.

Como tratar um joanete?
O tratamento atende a recursos não cirúrgicos, como calçados adequados, orientação de exrcícios e uso de órteses corretivas e os recursos cirúrgicos principalmente quando os pés se tornam dolorosos.

Como é a cirurgia de joanete?
São descritas mais de 100 técnicas cirúrgicas para a correção do joanete, cadá pé deve ser tratado de forma individual, levando-se em conta, principalmente, o grau de deformidade e a idade do paciente entre outros fatores.

O que é a cirurgia por mínimas incisões ou percutânea?
Nos últimos anos, com inovações no tratamento cirúrgico do joanete, desenvolveu-se a técnica percutânea, onde os procedimentos que devam ser realizados nos ossos, tendões e articulações, são realizados através de pequenos orifícios, por onde, utilizando pequenas brocas, semelhantes aos instrumenstais odontologicos, conseguimos corrigir as deformidades.

Que tipo de anestesia é utilizada?
Qualquer tipo de anestesia pode ser utilizada, mas nesta técnica, usualmente utilizamos um bloqueio anestésico na altura do tornozelo, podendo ou não estar acompanhada de sedação. ESte tipo de anestesia, diminui os riscos, permite que o paciente receba alta poucas horas após e prolonga o período sem dor após a cirurgia.

É utilizado gesso e devo permanecer sem pisar o pé após a cirurgia?
Os pacientes tratados pela técnica percutânea, recebem alta do hospital caminhando sobre o pé operado, portando enfaixamento e usando um calçado pós cirúrgico adequado.

Pode acontecer de não ter sucesso a cirurgia?
Quando a cirurgia nos príncipios corretos para sua realização, as chances de insucesso são pequenas.

Posso tratar outro problema por técnica percutânea?
Sim, outras alterações como, dedos em garra, martelo, esporão de calcâneo, joanete do quinto dedo entre outras, podem ser tratados pela mesma técnica.

Dr. Celso Ferreira participou como assistente II Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do tornozelo e pé, de 23 a 25 de abril de 2009, realizado em Múrcia - Espanha.
Participou dos Cursos Práticos sobre técnicas atuais em cirurgia do pé em 29 de janeiro de 2010, na Universidade de Barcelona - Campus Bellvitge.

Responsável Técnico

Dr. Soo B. Chung - CRM 44853
Ortopedia - Ombro / Mão
Cargo na clínica