Ombro

A tendinite calcárea ocorre quando há o depósito de cálcio dentro do tendão. Conhecida por provocar dor no ombro, ela é uma das tendinites mais comuns que afetam o ombro, ocorrendo principalmente no manguito rotador. As mulheres com idade entre 30 e 50 anos são as mais afetadas e seu tratamento é feito de forma conservadora na grande maioria dos casos, evoluindo para a cura.

A bursite no ombro é a inflamação da bursa subacromial, que funciona como um amortecedor diminuíndo o atrito da articulação durante a movimentação. Ela provoca dor no ombro e afeta principalmente trabalhadores e praticantes de atividades esportivas.

A instabilidade glenoumeral acomete principalmente os atletas e é caracterizada pelo deslocamento do ombro, onde ocorre o escorregamento do úmero para fora da cavidade gleinodal. A intabilidade provoca dor intensa e limitação do movimento e em alguns casos é necessário o tratamento cirúrgico.

Uma das doenças que mais limita os movimentos do ombro e do braço, a capsulite adesiva é uma doença sem causas aparentes, que afeta a glenóide, articulação que liga os ossos úmero e escápula.

A artrose no ombro é uma doença comum em pessoas acima de 60 anos. Ela causa o desgaste da articulação e dos tecidos moles, como cartilagens e tendões. Apesar dela ser degenerativa e não ter cura, existem tratamentos que visam conter o avanço.

A Síndrome do Impacto é uma doença inflamatória degenerativa que afeta os ombros e decorre do uso excessivo da articulação durante atividades laborais e esportivas. Caracterizada por provocar dor, é muito comum em adultos.

Muito comum nos esportes, a Luxação do ombro ocorre, assim como em todos os tipos de Luxações, quando um osso, que vive em contato ininterrupto com outro através de uma cartilagem, se desloca, causando vários tipos de lesões tanto no osso deslocado quanto no lábio e nos ligamentos.
No caso da Luxação do ombro, ela ocorre quando um grande impacto supera os mecanismos fortalecedores do úmero – tais como o lábio, a cápsula e os tendões do manguito rotador – causando o deslocamento dele para fora da glenoide.

O Manguito Rotador é uma estrutura do corpo humano formada por quatro tendões localizados na região do ombro e que envolve a cabeça do Úmero, osso localizado na parte superior braço. Ele garante o bom funcionamento do ombro, ajudando na estabilização, na mobilidade e na força do mesmo. Quando sofremos uma lesão nestes tendões, chamamos de lesão do Manguito Rotador.

Responsável Técnico

Dr. Soo B. Chung - CRM 44853
Ortopedia - Ombro / Mão
Cargo na clínica