Joelho

O que é?

Sinovite é a inflamação que ocorre na membrana sinovial. A membrana sinovial é formada por uma camada fina de tecido conjuntivo. Essa membrana reveste estruturas que constituem as articulações, como os tendões, cápsula articular e bolsa sinovial. Uma das funções da membrana sinovial é a produção e absorção do líquido sinovial.

O líquido sinovial é um gel viscoso e transparente que funciona como um lubrificante das estruturas presentes nas articulações, minimizando o atrito entre elas.

A inflamação da membrana sinovial leva a um desequilíbrio na produção e absorção do líquido sinovial, o que tem como conseqüência o acúmulo desse liquido na articulação.

A sinovite pode afetar varias articulações como a mão, punhos, cotovelo, ombro, quadril, joelho, tornozelo e pé. Dentre estas articulações, a mais frequentemente afetada é a articulação do joelho e o quadro de acúmulo de líquido nessa articulação é popularmente conhecido como “água no joelho”.

Quais as causas?

A sinovite pode ter variadas causas. Uma dessas causas ocorre por meio de traumas agudos como pancadas e quedas.

O uso excessivo ou o movimento repetitivo da articulação também podem levar ao desenvolvimento da sinovite. Nesses casos a sinovite está relacionada ao trabalho, sendo considerada uma LER.

As infecções virais aparecem como uma das causa da sinovite, assim como reações metabólicas e humorais.

A sinovite também pode estar associada a doenças autoimunes e reumatológicas, como a artrite reumatóide, o lúpus, gota e a febre reumática.

Qual é o grupo de risco?

Além dos indivíduos que possuem doenças reumáticas, fazem parte do grupo de risco praticantes de esportes onde haja o uso em excesso da articulação levando a uma sobrecarga da mesma.

Como a sinovite pode ser relacionada ao trabalho, indivíduos que desenvolvem atividades de sobrecarga e de uso repetitivo das articulações como carregadores e digitadores apresentam uma predisposição maior ao desenvolvimento da doença.

Indivíduos com sobrepeso também tem maiores chances de desenvolver a sinovite devido à sobrecarga de peso exercida sobre algumas articulações.

Quais os sintomas?

O principal sintoma relatado pelos pacientes é a dor no joelho, quando a articulação acometida for o mesmo.

Pode ser observado um inchaço do local, além de vermelhidão e aumento de temperatura, o que indica a presença de um processo inflamatório.

Outro sintoma que pode ser demonstrado pelo paciente é a dificuldade de movimentar a articulação.

Como é determinado o diagnóstico?

O diagnóstico deve ser realizado pelo médico, que deve se basear tanto no histórico do paciente como nos sintomas apresentados pelo mesmo.

Além disso, deve ser realizado um exame físico, onde podem ser observados sinais de inflamação na articulação, como inchaço e vermelhidão do local de queixa.

Para um diagnóstico preciso o médico poderá solicitar a realização de exames de imagem como o raio-x, a ultrassonografia e a ressonância magnética, que permitem uma avaliação das estruturas que formam a articulação, bem como identificar a presença do aumento de líquido na mesma.

Para verificar se o quadro apresentado pelo paciente está ou não associado a alguma doença reumatológica como alguns tipos de artrite, o médico poderá solicitar a realização de uma análise e cultura do líquido sinovial. O líquido sinovial é obtido por meio do procedimento de punção com agulha fina após aplicação de anestesia local. É importante ressaltar que esse procedimento deverá ser realizado somente por um médico.

Determinado o diagnóstico, qual o tratamento mais indicado?

O tratamento a ser realizado vai ser definido de acordo com a causa da sinovite, pois se somente os sintomas da inflamação forem tratados, e não o causador do quadro, pode haver uma reincidência da doença ou até mesmo o desenvolvimento de uma sinovite crônica.

Para a melhora dos sintomas o médico pode prescrever o uso de medicamentos antiinflamatórios, além do repouso.

Dependendo do caso pode ser indicada a realização de uma infiltração intra-articular com corticóide após a drenagem do excesso do líquido sinovial.

A cirurgia só é indicada em casos mais graves. Nos casos de sinovite no joelho o procedimento cirúrgico é realizado por meio de artroscopia de joelho.

Responsável Técnico

Dr. Soo B. Chung - CRM 44853
Ortopedia - Ombro / Mão
Cargo na clínica