Coluna

A artrose na coluna vertebral é uma doença degenerativa que afeta as estruturas que a constituem. Geralmente é causada pelo uso excessivo da articulação e afeta principalmente os idosos e profissionais rurais e da construção civil.

Lordose é a curvatura normal (fisiológica), presente na coluna cervical e lombar. Alterações dessa curvatura como o seu aumento ou diminuição podem levar a quadros de dor além de diminuir a mobilidade, o que afeta a realização de atividades cotidianas.

A espondilolistese é o deslocamento de uma vértebra sobre a outra, para frente ou para trás. Afeta crianças e adultos e é caracterizada por provocar dor lombar e ciática, podendo afetar o movimento ao caminhar.

A osteoporose na coluna é progressiva e tem como característica deixar os ossos mais frágeis. Atingem principalmente as mulheres na menopausa e o seu melhor tratamento é a prevenção.

A cervicalgia provoca dor na região do pescoço e por isso pode reduzir a mobilidade durante as tarefas cotidianas. Vários fatores podem levar ao seu desenvolvimento e pode afetar tanto homens quanto mulheres e diversas faixas etárias.

Aquela dor chata nas pernas e nas costas pode ser a ciática alertando sobre o sobrecarregamento e processo inflamatório no maior e mais importante nervo do corpo.

A hérnia de disco é uma patologia que pode ser causada por questões hereditárias, má postura ou lesões na coluna. Apesar das intensas dores, a hérnia de disco tem cura e muitas vezes não precisa de cirurgia.

A escoliose é uma patologia que causa a curvatura anormal da coluna vertebral, de modo que, como o tempo, a deformidade torna-se evidente a ponto de necessitar de uma intervenção cirúrgica para corrigir o formato da coluna.

Conhecidas por lombalgia, as dores lombares podem ocorrer durante praticamente toda a vida e por conta de uma série de fatores, como a vida sedentária, obesidade, alcoolismo, sobrecarga de esforço físico e também por conta de diversas doenças.

Responsável Técnico

Dr. Soo B. Chung - CRM 44853
Ortopedia - Ombro / Mão
Cargo na clínica