Artigos

O hábito de se exercitar é fundamental para manter a saúde em dia. Entretanto, mais do que fazer musculação ou praticar algum esporte, se alongar também faz parte do processo e, se feito da maneira correta, consegue trazer benefícios enormes a longo prazo. Saiba como ganhar mais qualidade de vida com os alongamentos.

Fazer uma atividade física de alta intensidade requer algum preparo do corpo para que enfrente os desafios de maneira saudável e com chances pequenas de acontecer algum problema. Entre os principais cuidados que é preciso ter, vale destacar: ter uma boa alimentação antes de fazer exercícios, um bom sono e, claro, praticar alongamentos.

Esse último tópico, que costuma ser negligenciado por grande parte dos praticantes de qualquer atividade, possui uma grande função de prevenção contra lesões musculares. Trata-se de um conjunto de técnicas que preparam o corpo para o que está por vir, deixando-o em alerta para o esforço que será praticado. Começar a prática de uma atividade sem esse tipo de precaução fará com que o músculo sofra um trauma inesperado, podendo gerar distensões e, até mesmo, problemas mais sérios.

Os exercícios conseguem deixar o organismo mais flexível, ampliando a gama de movimentos e nos deixando mais alertas para a prática esportiva. Trazer para o dia a dia a prática desse tipo de atividade fará com que os músculos possam suportar melhor as tensões do cotidiano e as dos esportes, ajudando a evitar problemas, como: tendinites, bursite no ombro e problemas nos ombros.

Entre os principais benefícios dessa prática, vale destacar:

- Ativação da circulação sanguínea;

- Aumento da temperatura corporal, “avisando” o corpo de que a atividade física vem aí;

- Acontece a “soltura” dos músculos, preparando-os para movimentos mais amplos e tensos do que os usuais;

- Melhora da coordenação motora;

- Relaxamento e redução de tensões.

Vale a informação de que esse tipo de atividade também precisa ser feita depois dos exercícios, afinal, após a intensa prática esportiva, os alongamentos possuem a função de relaxar os músculos e aliviar todas as tensões que aplicamos sobre o corpo.

Mas Como Devo Fazer o Alongamento?

Existe muito folclore e desinformação sobre o tema, mas fato é que o alongamento precisa ser bem feito e no momento certo para que ele não se torne um vilão. É preciso compreender que, ao alongar um músculo do corpo, nós estamos tensionando-o, ou seja, tirando o músculo da zona de conforto e colocando pressão em sua extensão.

A ideia, claro, é fazer alongamentos de leve, afinal, a atividade física pesada propriamente dita, virá depois dele. A recomendação é fazer um aquecimento leve, para esquentar o corpo, realizar um alongamento leve também e, depois praticar a atividade escolhida. Usar essa técnica no momento certo é a chave para não se lesionar. Outra maneira de usar bem os alongamentos é realiza-los longe do período de treino.

Por exemplo, se você pratica academia durante a noite, é uma boa ideia tirar alguns minutos à tarde para alongar pernas, braços, costas e, assim, fazer dessa atividade parte do seu dia a dia. Os ganhos, a longo prazo, são imensos, incluindo: maior firmeza na movimentação, elasticidade e amplitude, ajudando a evitar vários problemas físicos.

Também é importante manter e entender o limite de seu corpo, ou seja, não é preciso chegar sempre ao limite de alongamento de um dos seus membros. Com o passar do tempo e a consequente prática, você vai ganhando flexibilidade e melhorando o rendimento nesse tipo de atividade.

Coloque o Alongamento no Seu Dia A Dia

Com a vida corrida que temos, poucas vezes paramos para pensar em nossas articulações, postura e músculos. Mesmo quem pratica exercícios acredita que, só pela atividade, tudo estará resolvido, mas não é exatamente assim.

É preciso ter um pouco mais de carinho com o nosso corpo e, sempre que possível, praticar atividades relaxantes, como o alongamento, para evitar a perda de mobilidade que, com o passar do tempo, vai cobrar seu preço e nos trazer problemas estruturais de difícil solução. Os benefícios são imensos e, como vimos, vai da melhoria da circulação sanguínea à correção de postura.

Colocar essa prática no dia a dia é fundamental para ganhar, além de mais eficiência esportiva, qualidade de vida, nos preparando para os anos q estão por vir.

Responsável Técnico

Dr. Soo B. Chung - CRM 44853
Ortopedia - Ombro / Mão
Cargo na clínica